sexta-feira, 29 de abril de 2011

O prefeito Newton Lima fez na manhã desta última sexta-feira (29) a abertura oficial do III Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal, evento realizado no auditório do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, localizado na avenida Osvaldo Cruz, em Ilhéus. A iniciativa, que reuniu diversas autoridades civis e militares, também marcou a realização do II Encontro das Guardas Civis Municipais da Bahia e do I Encontro de Comandantes de Guardas Municipais e Gestores Municipais de Segurança. A organização do evento, que terminará por volta das 17 horas, foi do Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia (Sindguardas-Bahia) e da Associação dos Guardas Municipais de Ilhéus (AGMI). Já o apoio institucional incluiu a Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Ilhéus, Força Sindical e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), entre outros.
“Mais uma vez, reafirmo meu compromisso com a Guarda Municipal, instituição de grande importância para o fortalecimento da segurança pública como um todo”, declarou, na oportunidade, o chefe do Executivo ilheense. Por sua vez, o vereador e patrono da Guarda de Ilhéus, Jaílson Nascimento, disse que a história da Guarda Municipal de Ilhéus possui dois momentos: antes e depois do prefeito Newton Lima. “Naturalmente, ainda há muito a fazer. Mas, sem dúvida alguma, os avanços do setor na atual administração são significativos”, destacou o parlamentar. Fazendo coro com Jaílson, o presidente do Legislativo ilheense, vereador Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), parabenizou o evento e colocou, mais uma vez, a Câmara à inteira disposição da entidade. Muito emocionado, o presidente do Sindguardas-Bahia, Pedro de Oliveira Santos, chamou atenção para os principais avanços obtidos pela corporação nos últimos tempos, garantindo a continuidade “deste trabalho para que a Guarda Municipal de Ilhéus possa atingir todos os seus objetivos”.



Também estiveram presentes no III Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; o representante da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Clóvis da Silva; o presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais e comandante da GCM de Osasco (SP), Gilson Menezes, a delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Regina Lopes; a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ilhéus, Sandra Magali; o diretor executivo do Sindguardas-Ba, Aparício Souza; o guarda municipal e presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, João de Deus; o diretor regional do Conselho de Segurança Pública do Estado, Fábio Santos, o coordenador de cursos do II BPM, Major PM Adriano de Araújo; e o diretor da Federação Baiana das Câmaras Municipais da Bahia, Reginaldo Oliveira,representantes da guarda municipal de Camacan,entre diversas outras autoridades civis e militares.
Durante todo o dia, o fórum debateu temas de grande importância para o setor, a exemplo da “Guarda Municipal como órgão de segurança”, a “Vara da Infância e Juventude e a parceria com as Guardas”, “O papel das Guardas como polícias comunitárias”, “A contribuição das Guardas para a Segurança Pública”, “O poder de polícia das Guardas Municipais e a sua competência” e a “Integração como meio de prevenção e de enfrentamento da criminalidade”.
FinalidadesSegundo o presidente do Sindguardas-Ba e diretor da Força Sindical do Estado, Pedro de Oliveira Santos, o III Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal serviu para a consecução de várias finalidades, entre elas: discutir os instrumentos de mobilização da comunidade para a sua segurança; difundir entre os organismos representativos sociais os principais conceitos que norteiam a eficácia dos serviços de uma Guarda Municipal; debater as formas de atuação da entidade; apresentar soluções para evolução de suas atividades, bem como para a harmonia nas relações travadas com as demais instituições de segurança pública; e, por fim, levantar as alternativas  de planejamento e de execução da segurança municipal como um todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário