segunda-feira, 17 de outubro de 2011



Garis trabalham sem EPI's na coleta do lixo

Caminhão da coleta de lixo da prefeitura faz muita poeira e coletores vem sofrendo por causa disso:falta Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s a todos os servidores públicos de nosso município,a exemplo dos garis coletas de lixo,dentre outros submetidos a condições de trabalhos insalubres, aos quais o Poder Executivo deve fornecer os seguintes materiais:luvas apropriadas, botas, calças, meias, camisas, máscaras,dentre outros petrechos exigidos por lei, a fim de proteger mãos,pés e aparelho respiratórios de todos os trabalhadores envolvidos na coleta de lixos,bem como,nos trabalhos exercidos no cemitério de nossa cidade, dentre outros.
Servidor público pede que tratem dos direitos de nossos servidores,inclusive vantagens dispostas no Estatuto do Servidor.
Na justificação,afirmou que,efetivamente,está cumprindo o papel de servidor,isto é,pedir justificando,fiscalizar sem insultar,pois, faz parte do povo, cabe cobrar,tão-somente, que o executivo faça sua parte,faça justiça ao servidor, especialmente aquele que luta com lixos,fezes,materiais de cemitérios,dentre outras espécies que apontem para insalubridade apontada em lista oficial do Ministério do Trabalho.
Ainda no que diz respeito aos Equipamentos de Proteção Individual,há muito que se sabe dos materiais a serem utilizados pelos lixeiros,coveiros,salientando que com tal medida,estaremos dando a nossos funcionários condições de melhoria em seu trabalho, salientando que a tomada de medidas protetoras afastam o poder publico de possíveis indenizações desnecessárias e nossos tribunais,bem como,o Ministério Público,têm se manifestado no sentido de que os direitos em tela sejam, também,dados aos servidores públicos dos municípios.
Os Equipamentos de Proteção Individual ou EPI´s são quaisquer meios ou dispositivos utilizados por pessoas contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança, durante o exercício de uma determinada atividade, a exemplo da coleta de lixo, de obrigatoriedade do contratante, neste caso a prefeitura.
Os garis estão expostos ao lixo, tendo todo contato corporal com os detritos, correndo sérios riscos de contaminação. Portanto,
para evitar o contato direto é de suma importância que os garis estejam uniformizados corretamente, com todo equipamento de segurança, assim como determina a legislação e, no entanto, ignorado pelo poder público municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário