segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Guarda Municipal, uma promessa que, aparentemente, está prestes a sair do papel.

Segurança pública é um assunto de extrema importância para o desenvolvimento e boa administração de qualquer cidade.
Em Canavieiras, ela vem sendo debatida com maior vigor a partir da expectativa da criação de uma Guarda Municipal. Com o intuito de conhecer os desafios para a criação deste serviço na cidade.
A implantação desta guarda, segundo o secretário Gilmar Avelar Oliveira, será feita, respeitando as exigências do ministério da justiça, como, aptidão física, teste psicológico, acompanhamento, atestado de bons antecedentes e boa conduta.
A Guarda Municipal deve ser um apoio às polícias estaduais e federais, com um caráter comunitário preventivo e com uso de armamento não letal.
Segundo Especialistas em segurança, a cidade de Canavieiras precisa deste projeto de maior dimensão na área de segurança. “Não há qualquer problema constitucional para instalação da Guarda. A Brigada Militar pode colaborar na formação e colocar todo o seu conhecimento a disposição”.
Para o delegado da Polícia Civil, Nilton Bastos de Almeida, a Guarda Municipal terá um papel crucial para a prevenção contra a criminalidade, sendo que a presença física dos guardas deve inibir a ação dos criminosos. “Para nós a palavra de ordem é prevenção. Vamos aproveitar o projeto como mais um elemento para trazer segurança pública para a cidade”, ressalta o delegado.
Apesar da importância da Guarda entrar em vigor, alguns pontos ainda precisam ser debatidos, como a questão da formação, treinamento, seguro de vida e uniformes adequados.
Segundo o Secretário, o projeto de lei está dependendo de duas análises básicas para ir para a Câmara Municipal de Vereadores: o impacto financeiro do aumento de risco de vida dos guardas municipais e o impacto financeiro previdenciário municipal. “O que também pode atrasar um pouco a implantação do projeto é o treinamento exigido pelo ministério da justiça, que possibilita os vigilantes atuar como guardas municipais diretamente com a comunidade. Mas com certeza a Guarda Municipal será implantada ainda este ano” afirma o secretário.”

Sem comentários:

Enviar um comentário