quarta-feira, 2 de março de 2011

 
 
 

 
 
 

 
 
 

 
 
 

Índios Pataxós fazem descoberta arqueológica em Pau Brasil

A descoberta indica a presença índigena no local a centenas de anos.
Por Agnaldo Santos
Uma descoberta arqueológica foi registrada na manhã desta terça-feira 1° na Aldeia Água Vermelha na tribo Catarina Paraguaçu nos domínios dos povos Indígenas  Pataxós  Hã-Hã Hãe a 22 Km do centro de Pau Brasil.

No inicio de Janeiro passado, índios da localidade começaram arar a terra para o plantio do feijão, mandioca e abóbora quando se depararam com duas urnas funerárias dos seus antepassados.

O achado atraiu a imprensa baiana, estudantes, professores, arqueólogos e paleontólogos para a região e dezenas de pessoas para a localidade.

O material encontrado traz vestígios de antigas civilizações do povo indígena que viveu centenas de anos na localidade onde  as urnas foram encontradas.
Os índios dançaram o toré em torno dos restos mortais.

No local também os arqueólogos encontraram vestígios cerâmicos, cacos cerâmicos e fragmentos ósseos.

Estiveram presentes nas escavações a professora e antropóloga Maria do Rosário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), O CIMI de Itabuna, o antropólogo Luidi Fernandes, e o arqueólogo Carlos Etchevarne que comandou todo o processo de escavações.

Ele disse á nossa reportagem que o material encontrado está um pouco  deteriorado e decomposto, porém com grande conjunto de  composto de fragmentos cerâmicos.

Os ossos escavados estavam dentro de potes, porém bastantes fragmentados, mas ainda em bom estado de conservação.

 Ele disse que o processo de analise será um pouco demorado e será feito no laboratório de arqueologia, da faculdade de filosofia da UFBA onde será observado se na época que o cadáver sepultado continha algum acompanhamento funerário.

Ele destacou que pelas características dos fosseis escavados e pela estatura dos restos mortais encontrados, tratava-se de uma criança da faxetária entre sete ou oito anos de idade, quando morreu.

E adiantou que agora resta saber em que condições estas pessoas foram mortas.

De acordo com o cacique Gerson Pataxó , um dos lideres da etnia, a demarcação das terras na região de Pau Brasil, teve início em 1926, a segunda em 1936 e uma terceira em 1938 onde foram demarcados 54.100 hectares exclusivamente para os pataxós.

 “Nosso povo existe aqui há centenas de anos, nesta terra e não apenas a partir de 1983 quando tomamos posse”, disse  frisando que a prova ocular está nas escavações realizadas pelos arqueólogos e  paleontólogos nesta terça-feira, com o encontro dos restos mortais
De seus ancestrais, depositadas em urnas funerárias  a centenas de anos.

O cacique disse ter certeza que esta terra pertence ao seu povo e pode provar isso com documentação histórica que existe e que vive em poder dos pataxós.
Pelas características do local onde os arqueólogos encontraram as urnas funerárias,  ali pode ter sido um cemitério indígena.

Sem comentários:

Enviar um comentário